sexta-feira, 3 de agosto de 2018

"A Coruña"

Onde inicia o Caminho Inglês de Santiago a sua origem perde-se nas brumas. Atribuindo-se ao mítico guerreiro celta Breogán a fundação do primeiro aglomerado castrejo que estará na base da fundação de "A Coruña". O seu passado está também relacionado com o domínio romano do noroeste peninsular, comprovado pela existência da famosa Torre de Hércules, património da Humanidade desde 2009, único farol romano ainda em atividade. Junto a este farol do séc.I encontra-se algumas das mais bonitas praias galegas como a "playa das Lapas". A igreja de Santiago datado do séc.XII, onde pontificam os estilos românico e gótico, as ruas tradicionais "coruñesas" e a célebre Praça de Maria Pita.























Alcantilados da Herbeira e a “Ruta dos Miradoiros”

Com vistas surpreendentes de cortar a respiração para os promontórios da Costa Ártabra, na Galiza muito perto de Ferrol e Coruña. Vixia Herbeira, (ou Guarita) miradouro natural em pleno parque eólico de Cerdeira, com uma panorâmica única para as costas do mar Cantábrico.
Santo Andrés de Teixido é uma aldeia, de apenas 49 habitantes, junto aos altos promontórios da costa do Mar Cantábrico assemelha-se a uma paisagem açoreana, com prados e edificações de pedra. Um dos principais destinos de peregrinação da Galiza, a igreja de Santo Andrés é um templo datado, na sua primeira versão do séc. XII, como parte de um antigo mosteiro a cargo da ordem de S. João. Repleta de lojas tradicionais onde facilmente se encontram os doces típicos da costa norte galega e onde não faltam as célebres “herbas de namorar” e as de “Preñar” ou “herbas preñadeiras”, entre outros chás “autóctones” e iguarias da região. Cenários idílicos para a rudeza da costa norte das terras de Breogán.